11 dicas sobre empréstimo pessoal

Você tem dúvidas sobre empréstimo pessoal? Não sabe por onde começar para solicitar este crédito?

Pra te ajudar neste processo, vamos dar algumas dicas sobre como obter um empréstimo pessoal e, assim, resolver algumas pendências financeiras que estão atrapalhando seu sono, ou realizar algum sonho que você ainda não tirou do papel por falta de dinheiro.

Leia também:

Saiba como aumentar score pra ouvir ‘sim’ ao solicitar empréstimo

Cuidados com empréstimos via internet para não cair em golpes

Como usar o parcelamento do cartão de crédito

O que é empréstimo pessoal?

Em resumo, é uma linha de crédito oferecida por quase todos os bancos tradicionais, fintechs, bancos virtuais ou correspondentes bancários.

É um dinheiro que você recebe e irá pagar em parcelas.

Para solicitar o empréstimo pessoal não há necessidade de especificar a finalidade para a qual o dinheiro será usado, como ocorre com financiamento. Este último tem fim específico, como pagar um carro, um imóvel ou outro bem.

Quais são os tipos de empréstimo mais comuns?

Basicamente são três: consignado, não consignado e com garantia.

No consignado, você recebe o valor, e as parcelas são descontadas diretamente no holerite de aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos, e trabalhadores do setor privado.

Já o não consignado é oferecido por instituições financeiras e qualquer pessoa pode solicitar. Ela faz o pagamento mensalmente da parcela em débito em conta corrente ou por boleto. Alguns podem ser pagos via cartão de crédito.

No empréstimo com garantia é preciso deixar um bem (carro, casa, moto) como garantia de pagamento.

Quem pode pedir empréstimo pessoal?

No consignado é preciso ter um contrato de trabalho no setor público ou privado ou ser aposentado ou pensionista do INSS. É possível obter dinheiro mesmo tendo o nome com restrições.

Já o não consignado pode ser solicitado por qualquer pessoa que consiga comprovar renda. Geralmente, as instituições consultam o seu CPF nos birôs de crédito, como a Boa Vista, pra ver seu score de crédito e, com isso, decidir se concede ou não o empréstimo pra você.

No com garantia, é imprescindível ter um bem que fará parte da negociação.

Onde pedir empréstimo: bancos comuns, online ou fintechs?

A escolha não deve ser feita pela instituição. O que se deve levar em consideração é quanto o empréstimo custará.

Para saber este custo, fique de olho não apenas nos juros que serão cobrados, mas também ao CET (Custo Efetivo Total).

NO CET estão todas as tarifas e tributos, além dos juros, que irão compor o valor final do empréstimo pessoal.

No site do Banco Central é possível consultar a taxa média de juros de cada modalidade de crédito de cada instituição financeira.

Consigo empréstimo mesmo com o nome sujo?

No consignado e no com garantia, provavelmente sim. No empréstimo pessoal comum, geralmente as instituições não concedem empréstimo para quem já tá com restrições no nome. Isso porque é um indicador de risco. Daí a importância em manter seu nome limpo e o seu score o mais alto possível!

O Cadastro Positivo ajuda na hora de pedir empréstimo?

Com certeza! Uma das vantagens do Cadastro Positivo é a atualização constante das suas informações positivas de pagamento, ou seja, as contas que você pagou em dia, certinho.

Dessa forma, a instituição pra qual você pediu o empréstimo vai ver que você tem um histórico de bom pagador, aumentando as chances de te conceder o crédiyo.

Quais documentos são necessários?

São poucos. Nos pedidos on-line, são solicitados o RG (ou documento equivalente), CPF e comprovantes de residência e de renda.

As instituições financeiras tradicionais podem exigir que o interessado pelo empréstimo já mantenha vínculo por meio de conta corrente ou poupança.

A lista de documentos pode ter variação de uma instituição pra outra. Mas elas vão te informar quando você solicitar o empréstimo!

Quem empresta pede algum pagamento antecipado?

Nunca. Se isso ocorrer, procure por outra instituição financeira. É muito provável que você esteja caindo num golpe se a instituição solicitar algum pagamento antecipado.

Demora pra aprovar o empréstimo?

Se a documentação estiver toda em ordem, e dependendo da instituição que está concedendo o empréstimo, o depósito do valor pode ser feito em sua conta a partir de 48 horas do seu pedido.

É sempre feito depósito. Não é possível pegar em dinheiro vivo. A não ser que você faça o saque após o crédito cair em sua conta.

Em quantas parcelas posso pagar?

O número de parcelas varia de acordo com a instituição financeira, o valor do crédito e a sua capacidade de pagamento. Há opções de número de parcelas em 6, 10, 12, 18, 24…

A recomendação de educadores financeiros é que as parcelas não ultrapassem 30% da sua receita. Sabendo disso, você pode calcular em quantas vezes conseguirá pagar o crédito.

Posso antecipar o pagamento das parcelas?

Sim. Mas é preciso falar com a instituição financeira que concedeu o empréstimo para ser feito o cálculo do valor.

Isso porque, quando você determina o número de parcelas que irá pagar, os juros e demais encargos são calculados com base na quantidade de meses. Se você for antecipar, eles terão de ser recalculados.

Consulte grátis seu CPF e SCORE
Comece agora uma nova vida financeira

Posts relacionados