Como pago um título protestado e limpo meu nome?

Ter um título protestado, com certeza, traz inúmeros problemas para o consumidor. Entre eles, a negativa de crédito e a redução na nota Score.

Pagar o título protestado o mais rápido possível para limpar o nome, portanto, precisa estar entre as prioridades de quem deixou uma conta chegar ao cartório.

Só que muitas pessoas desconhecem o caminho para resgatar seu nome do cartório. Mas isso não é uma tarefa complicada. Dá até para fazer tudo de forma online. Só precisa ter recursos financeiros. Sem quitar a dívida que foi protestada, nada se consegue fazer.

Leia também:
Protesto e negativação: você sabe a diferença?
Quais as vantagens de estar no Cadastro Positivo?
Perigo: não use a mesma senha em todos os sites

Abaixo, siga o passo a passo para eliminar o protesto de forma fácil e rápida.

Entendendo o que é protesto

O protesto ocorre quando você deixa de pagar uma conta no vencimento. O credor, então, registra o não pagamento no cartório de protesto.

Como saber se tenho título protestado

O primeiro passo é consultar o site da CENPROT para saber se há e qual título está protestado. Após acessar o site, clicar em “devedor” e “consulta gratuita de protesto”. Na sequência, escolher qual documento será usado e colocar o número dele. Você pode, por exemplo, consultar pelo número do seu CPF. 

Você saberá, então, se existem protestos naquele CPF e em quais cartórios; se existem protestos com autorização de cancelamento e, ainda, se existem dívidas protestadas no órgãos de governo.

Na sequência, você precisa saber quem o protestou. Para tanto, você deverá solicitar a certidão de protesto, no mesmo site da CENPROT. A certidão detalhará quais são os dados dos protestos existentes (nome do credor, endereço e dados do título).

Estou com título protestado. E agora?

O próximo passo é procurar o credor, ou seja, aquela empresa que você deixou de pagar uma ou mais contas e regularizar sua pendência financeira.

Se aparecer mais de um título protestado e de empresas diferentes, você deverá falar com cada uma delas para pagar o que deve.

Paguei minha dívida. O que faço agora?

Peça à empresa a carta de anuência. Ela comprova que você quitou sua dívida e o protesto pode ser cancelado. Esta carta deverá ser apresentada no cartório para que seja efetivado o cancelamento do protesto.

Saiba que o pedido de cancelamento de protesto é de responsabilidade do inadimplente.

Este processo, entretanto, não precisa ser presencial. O credor pode enviar eletronicamente a autorização de cancelamento via o próprio site CENPROT. Ao receber a autorização, o cartório irá aguardar que você faça o pagamento das custas cartoriais para efetivar o cancelamento.

A taxa é cobrada também de quem faz presencialmente a entrega da carta de anuência. O pagamento da taxa pode ser feito também online, se você estiver fazendo tudo a distância. Basta você pedir ao cartório que te envie o boleto das custas cartoriais e pagar via o aplicativo do seu banco. Saiba que cada cartório cobra um valor diferente.

Pronto, com tudo pago, o cartório irá efetivar o cancelamento do protesto. Ele irá, também, avisar todos os órgãos de proteção ao crédito que você quitou seu débito. 

Em quanto tempo meu nome é regularizado?

Normalmente, o cartório faz o cancelamento em até cinco dias úteis. Este prazo é contado após o pagamento das custas cartoriais. 

Empréstimo seguro

Gostou das informações do Consumidor Positivo sobre protestos? 

Agora, se você quer se livrar das dívidas, faça uma simulação de empréstimo no aplicativo da Boa Vista. É fácil e rápido. Entre lá!

Consulte grátis seu CPF e SCORE
Comece agora uma nova vida financeira

Posts relacionados