Uma das datas mais esperadas pelas crianças se aproxima e, com ela, a tradicional corrida pelo presente ideal e por um dia divertido sem estourar o orçamento.
Parece missão impossível, mas não é! Confira as dicas que preparamos para você e curta a data sem preocupações.
1. Planeje-se
Veja como está o orçamento e se o presente que gostaria de dar cabe neste momento. Não esqueça que já estamos pertinho do final do ano e com ele chegam as despesas extras como IPVA, IPTU, matrícula escolar, entre outras. Por isso, se for parcelar o presente, veja como o valor da parcela vai caber nas contas, dentro deste cenário.
2. Tome decisões em família
Reúna a família e faça um bate papo para juntos decidirem qual a melhor opção de presente neste momento. Se a criança pedir por algo que possa atrapalhar o orçamento, explique a situação e pensem em outras possibilidades. Pode ser uma boa oportunidade até mesmo para começar a ensinar a criança a poupar para futuramente comprar o item desejado.
3. Pesquise preços
Antes de sair às compras, pesquise os preços. Você pode fazer isso usando ferramentas de comparação de preços, folhetos, pesquisando nos sites das lojas e até mesmo pessoalmente.
4. Custos adicionais
Veja se o presente escolhido não precisa de itens adicionais. Um videogame, por exemplo, pode precisar controles extras, jogos e cartões de memória.
5. Defina um valor
É importante ir às compras com um valor definido para cada presente. Assim, você evita agir por impulso ou gastar mais que o esperado.
6. Brincadeiras ao ar livre
Que tal aproveitar a data e levar as crianças para curtir um dia de brincadeiras ao ar livre? Faça um piquenique no parque ou organize com seus vizinhos uma tarde com guloseimas e brincadeiras no condomínio ou na rua de casa. É uma ótima oportunidade de voltar a ser criança também e pode ser bem mais barato!
Quer mais dicas para economizar e manter o orçamento numa Boa? Curta nossa página no Facebook, clique aqui e veja mais dicas sobre Educação Financeira e uma sugestão de planilha para ajudar no orçamento familiar.