O Dia das Crianças está chegando. A combinação de brincadeira com segurança segue como um dos principais alertas aos pais. Mais ainda se a compra for feita em lojas virtuais.
Cuidado com as armadilhas que levam ao endividamento
Orçamento apertado? Confira essas dicas para organizar as finanças
Como o score pode te ajudar a obter crédito
Assim, na hora de escolher brinquedos, observe a faixa etária à qual ele se destina, assim como se há o Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro. Este selo mostra que o brinquedo foi submetido aos ensaios de segurança exigidos pelo regulamento.
Um detalhe muito importante quando se trata da segurança do brinquedo é se ater à faixa etária. Para cada idade há uma indicação. Por exemplo, para crianças pequenas, com até três anos, deve-se evitar dar brinquedo que solte peças. Há o risco de elas engolir e sufocar.
Outros detalhes são verificar se há informações sobre conteúdo, instruções de uso e eventuais riscos associados à criança. Por fim, só comprar em lojas formais, jamais em mercado paralelo. E sempre exija a nota fiscal.
Ele é obrigado a estampar as embalagens dos brinquedos desde 1992. O fabricante só recebe o selo do Inmetro após o brinquedo passa por vários ensaios em laboratórios. Nestes, são feitas avaliações de itens de segurança como impacto e queda (bordas cortantes e pontas agudas); mordida (partes pequenas que podem ser levadas à boca); toxicidade (metais e substâncias nocivos à saúde); inflamabilidade (risco de combustão em contato com o fogo); e ruído (níveis acima dos limites estabelecidos pela legislação).
Febre no Brasil e no mundo, os Pop-its são produtos coloridos e destinados ao uso por crianças, com a finalidade de interagir e aliviar o estresse. Como são destinados a crianças de 0 a 14 anos, são considerados brinquedos, alerta o Inmetro. E, como tal, devem ser comercializados no Brasil com o Selo do Inmetro em suas embalagens. Portanto, fuja dos comercializados no mercado informal.
Outro produto que está na moda entre as crianças é o Orbeez, aquele brinquedo que possui em seu interior diversas micro bolinhas macias. Conforme o Inmetro, é contraindicado para crianças de 0 a 3 anos, pois nestas faixas etárias costumam levar produtos à boca.
Assim, para evitar acidentes, esses brinquedos devem ser confeccionados com material que resista ao ato de mastigar, sugar e à quebra em pedaços ou fragmentos de tamanho pequeno, quando submetido ao uso normal ou abuso razoavelmente previsível.
No site da Boa Vista você pode acompanhar seu Score e saber como é visto pelo mercado de crédito. Tem também informações de como melhorar sua nota de crédito.
Então, não perca tempo! Entre no site periodicamente para saber a sua nota de crédito.