Escolha bem o eletrodoméstico para economizar na conta de luz

Tá pensando em substituir ou comprar um novo eletrodoméstico para sua casa? Então considere um modelo que consuma menos energia elétrica e, assim, economize na conta de luz!

Às vezes, aparelhos que consomem menos podem até ser mais caros que os comuns, mas trazem mais vantagem a longo prazo, já que você terá de desembolsar menos a cada mês com o pagamento da conta de luz.

Mas como identificar um eletrodoméstico que consome menos energia elétrica? Não é algo tão complicado. Basta verificar à informação estampada no selo que vem colado nos produtos.

Selo do Inmetro

O Selo Procel de Economia de Energia ou simplesmente Selo Procel, “tem por objetivo orientar o consumidor no ato da compra, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria”, destaca o Inmetro, instituto responsável por este selo.

Ainda conforme o Inmetro, ele “também objetiva estimular a fabricação e a comercialização de produtos mais eficientes, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e a redução de impactos ambientais”.

Como ler o selo

Ao procurar o eletrodoméstico, se você quer economizar na conta de luz, opte por aqueles que estampam a letra “A”, que justamente mostra que é o mais eficiente em termos de gasto de energia.

São obrigados a portar este selo refrigeradores, lavadoras, televisores, ventiladores, ar-condicionado, micro-ondas e freezers.

Na verdade, o Selo Procel tem sete categorias de eficiência energética, de “A” a “G”. Esta última é a menos eficiente.

Para os equipamentos de frio como ar-condicionado, há duas classes suplementares (A++ e A+). Ou seja, indicam um nível de eficiência energética mais elevado

Outras dicas para economizar na conta de luz

Há outras recomendações para economizar na conta de luz além do Selo Procel.

Especialistas no assunto indicam que escolher um aparelho com o tamanho certo, ou seja, que supra as necessidades da família, faz reduzir a conta de luz. Assim: ao comprar a geladeira, a primeira providência é escolher uma que tem o Selo Procel com a letra “A”. Em seguida, ter claro quantas pessoas vão utilizar o equipamento.

Por exemplo, na compra da geladeira para uma casa com até duas pessoas, a escolha deve ser por um aparelho entre 250 litros e 300 litros. Se morarem na mesma residência mais de três pessoas, o equipamento tem de ser maior, acima de 360 litros.

Além do número de pessoas que residem na casa, é importante observar também a rotina delas na hora da compra da geladeira. Se há o hábito de congelar carnes e comidas, será fundamental um freezer maior. Agora, se o costume é fazer compras semanalmente, pode-se optar por um modelo menor que irá consumir menos energia.

É bom lembrar que geladeira é um dos equipamentos que mais consome energia em uma residência. Ela representa, em média, de 25% a 30% do valor da sua conta de luz.

Ao comprar a máquina de lavar: se na residência tem até duas pessoas, opte pela lavadora de até 9 kg. Quem tem famílias maiores e crianças, o ideal é de máquinas acima de 12 kg.

Já as máquinas que lavam e secam, embora tragam praticidade, gastam muita energia. E, aí, fica mais difícil economizar na conta de luz.

Ao comprar o ar-condicionado: para o ar-condicionado, é fundamental considerar o tamanho do ambiente no qual ele será instalado, o número de pessoas que fará o uso dele e a quantidade de equipamentos eletrônicos do local.

Outro detalhe, se o ambiente receber diretamente luz solar, deve-se escolher um aparelho com maior capacidade de ventilação.

Comprar um ar-condicionado abaixo da potência indicada para o tamanho do ambiente, aumentará o consumo de energia elétrica.

E não deixe de ver se ele está na categoria A++ e A+.

Sistema Inverter

Adquirir equipamentos com o sistema inverter ajuda muito a economizar na conta de luz. Essa tecnologia ainda é pouco conhecida, mas é muito eficiente.

Ela possui controle de velocidade do compressor, o que impede o “liga e

desliga”, que faz a conta de luz disparar em valor por consumir mais energia.

Com o sistema inverter, quando o aparelho atinge a temperatura ideal, ela se mantém constante, reduzindo o consumo de energia.

O sistema inverter já está instalado em máquinas de lavar, condicionadores de ar e refrigeradores. Infelizmente, produtos com este sistema são mais caros do que os convencionais, porém são mais econômicos. Assim, mesmo que você gaste mais na compra, verá o resultado financeiro ao longo do tempo ao pagar menos com conta de luz, que pode ser reduzida em até 40%.

Stand-by

Outra dica essencial para você que quer economizar na conta de luz é deixar os eletrodomésticos fora da tomada sempre que não estiver utilizando.

Devem ficar fora da tomada principalmente aqueles que ficam em stand-by. Traduzindo, aqueles que ficam com alguma luz acesa. Essa ação pode gerar uma economia de até 12% no consumo de energia elétrica.

Consulte grátis seu CPF e SCORE
Comece agora uma nova vida financeira

Posts relacionados