Está pensando em abrir uma conta digital?

Abrir uma conta num banco digital é uma tarefa sem complicação na maioria das instituições digitais. E é justamente a facilidade e a praticidade de abrir uma conta digital e movimentá-la que atraem muita gente.

Leia também:

Afinal, bancos digitais são seguros?

Portabilidade bancária é um direito do consumidor

O que é e como funciona o Open Banking?

Como escolher um banco digital

Diante do crescente número de bancos digitais, escolher um para abrir uma conta pode se tornar uma tarefa não tão simples. 

Mas há alguns detalhes que precisam, necessariamente, ser levados em conta.

Entre eles, verificar se o banco digital é regulamentado pelo Banco Central. Para checar isso, você precisará abrir a página on-line do Banco Central. Entre em “Acesso à Informação” e pesquise pelo nome ou CNPJ. Se não aparecer nenhuma informação do banco pesquisado, descarte abrir uma conta lá.

Credibilidade do banco

Saber como o banco se comporta é outro ponto fundamental.

Procure em sites de reclamações de consumidores se há muitas queixas contra o banco digital que você está querendo abrir a conta.

Outras opções são acessar os sites dos Procons, a plataforma Consumidor.gov.br, o site do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) e o próprio Banco Central na aba de reclamações.

Em todas estas plataformas são disponibilizados rankings dos bancos mais reclamados. 

Assim, você terá um comparativo entre os bancos digitais existentes e até saber qual deles está sendo mais bem avaliado pelos clientes.

Cadastro de abertura da conta

Examine cuidadosamente o processo de cadastro e abertura da conta. Os bancos digitais defendem que, neles, a burocracia é reduzida para abrir uma conta.

Então, peça os formulários de abertura de conta para você saber o que eles exigem. Assim como procure saber antecipadamente quais documentos eles exigem.

Canais de atendimento

Procure conhecer quais canais de atendimento o banco digital oferece antes de você abrir uma conta. Como são bancos on-line, portanto, não têm agências físicas.

Contudo, ele deve oferecer canais de atendimento compatíveis com sua necessidade. Por exemplo, disponibilizar telefone ou chat de atendimento.

Após conhecer os canais de atendimento, é importante testar para que você possa avaliar a qualidade do atendimento no que diz respeito ao acesso fácil e a forma como tratam os clientes.

Facilidade para usar o aplicativo

Como toda a relação com o banco se dará de forma virtual, o aplicativo tem de ser de fácil manuseio. Ou seja, você não pode enfrentar dificuldades para fazer pagamentos, receber salário, consultar seu saldo ou fazer aplicações financeiras. 

Veja se disponibilizam cartão de crédito ou de débito e se é possível cadastrar contas no débito automático, pagar guias de impostos, como IPVA, IPTU e DARF. Ver isso é importante porque alguns bancos digitais não oferecem a possibilidade de fazer estes pagamentos. Daí, você terá de se deslocar até uma agência lotérica para quitar estes compromissos financeiros.

Além disso tudo, é preciso atenção especial com a segurança do aplicativo. Autenticação de dois fatores é fundamental para acesso aos serviços disponibilizados.

Taxas e tarifas

Antes de abrir uma conta digital procure saber se há cobranças de taxas e de tarifas sobre os serviços disponibilizados e quanto elas custam. A maioria dos bancos digitais diz ter tarifa zero. Mas pode ser que exista alguma cobrança que não está tão clara, pegando você de surpresa depois. 

Veja principalmente se há cobrança de tarifa por saque em caixas eletrônicos. Muitos bancos digitais cobram e a tarifa pode ser salgada. Também veja se terá de pagar para fazer transferência de valores, para depósito, para pagamento ou para outros serviços mais simples, como conferência de saldo ou extrato. 

Benefícios

Alguns bancos digitais oferecem vantagens para quem abrir uma conta neles. Como cashback, ou dinheiro de volta, na compra de produtos em lojas parceiras. Isso pode ser um fator para você fazer a escolha para abrir uma conta digital.

Gestão financeira

Alguns bancos digitais oferecem ajuda no seu planejamento mensal. Como a categorização de suas despesas, como alimentação, vestuário, lazer. Isso pode ser interessante para você ter maior controle de suas finanças. Ou seja, ao olhar seus gastos por categoria você consegue saber para onde está indo seu dinheiro e, se caso precise reduzir suas despesas, saber onde cortar.

Se o banco digital que você escolheu não oferecer isso, no entanto, ele deve enviar periodicamente avisos da movimentação de sua conta corrente. Com toda a certeza, estes comunicados vão te ajudar no seu orçamento doméstico.

Empréstimo seguro

Gostou das informações do Consumidor Positivo sobre protestos? 

Agora, se você quer se livrar das dívidas, faça uma simulação de empréstimo no aplicativo da Boa Vista. É fácil e rápido. Entre lá!

Consulte grátis seu CPF e SCORE
Comece agora uma nova vida financeira