Restituição do Imposto de Renda 2022: calendário e como consultar

A Receita Federal informou o calendário completo para a restituição do Imposto de Renda 2022, relativo ao ano-base de 2021. O pagamento do primeiro lote ocorreu na  terça-feira, 31 de maio, mesma data de encerramento do prazo para a declaração do IR.

Estima-se que, nessa primeira leva, cerca de 3.383.969 pessoas tenham recebido o crédito, fechando, no total, cerca de R$ 6,3 bilhões devolvidos. O valor foi destinado para aqueles com prioridade legal como idosos, pessoas com deficiências física ou mental e os contribuintes que têm a maior parte da renda vinda da magistratura. 

Quer saber mais informações? Neste artigo, você vai entender, entre outros esclarecimentos, como consultar o calendário de restituição do IR 2022 e quem será contemplado em cada um dos próximos lotes.

O que é Imposto de Renda e sua restituição

O Imposto de Renda (IR) é um tributo sobre os ganhos de pessoas e organizações, cobrado todos os anos pelo Governo Federal. Os valores que devem ser pagos são baseados nos rendimentos declarados de cada um. Quem tem uma renda maior paga mais do que aquele cidadão que recebe menos.

Na lista de rendimentos para a declaração, podem ser consideradas todas as fontes de renda, investimentos, pagamentos realizados às pessoas físicas — como pensão alimentícia, aluguéis, remunerações repassadas aos profissionais autônomos —, entre outros.

A declaração do imposto, observando de forma geral, tem como principal objetivo fazer as pessoas comprovarem que todos os bens adquiridos e pagos no ano anterior estão de acordo com a lei.

A restituição

A restituição ocorre quando a Receita Federal analisa sua declaração e chega à conclusão de que você pagou mais do que deveria de imposto. Dessa forma, a quantia é devolvida.

O valor retorna ao bolso do contribuinte até o mês de dezembro do mesmo ano da declaração. Aqueles que acertam as contas com a Receita mais cedo, geralmente, têm acesso ao ressarcimento nos primeiros lotes.

Calendário de restituição do Imposto de Renda 2022

Os valores da restituição do IR 2022 serão pagos em cinco lotes. O primeiro aconteceu dia 31 de maio, tendo as pessoas prioritárias como beneficiárias, como citamos na introdução desse conteúdo. Com exceção dos grupos preferenciais, o recebimento dos valores é por ordem de envio.

Veja como foram divididos os lotes de restituição do IR deste ano:

  • 1º lote: 31 de maio (pago)
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 29 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

Como consultar o lote do Imposto de Renda?

Para realizar a consulta do lote do Imposto de Renda, basta acessar o portal da Receita Federal.

Em seguida, siga os seguintes passos:

  1. Acesse a  aba “ Meu Imposto de Renda”;
  2. Logo depois de entrar, clique em “Consultar a Restituição”.
  3. Forneça os seguintes dados: CPF, data de nascimento e ano do exercício do IR.
  4. Por último, digite o código que vai aparecer para confirmação de segurança e aperte o botão “consultar”. O site irá mostrar o status da sua restituição do IR, com base em dados da Receita Federal.

Conforme as orientações que aparecerão no site, você poderá fazer uma consulta simples ou completa da situação do seu Imposto de Renda 2022, através do extrato de processamento que está disponível no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento). Caso haja pendência na declaração, corrija nessa etapa.

Consulta da restituição por aplicativo

Além de ter o site como opção, você pode fazer a consulta da restituição através do aplicativo “Meu Imposto de Renda” disponível nas versões Android e IOS.

O app é muito prático de usar. Veja:

  1. Ao abri-lo, primeiro você deve tocar em “Consulta Restituição”, logo na tela inicial;
  2. O próximo passo é preencher os campos com os mesmos dados básicos que são pedidos no site (data de nascimento, CPF e ano de exercício do IR);
  3. Depois disso, digite os caracteres para a segurança e clique em avançar.
  4. Logo em seguida, o sistema irá mostrar a situação do seu IR de acordo com a base de dados da Receita. O local onde o IR está sendo processado, data e horário da consulta são informações exibidas na parte inferior da tela do app.

É possível antecipar o valor da restituição?

A antecipação do valor da restituição é possível, sim. No entanto, o contribuinte precisa entender que essa é uma operação de empréstimo em que juros serão pagos mais a frente aos bancos que oferecem o serviço.

Outro ponto importante a ser destacado é que as taxas são semelhantes às do crédito consignado. Em 2022, os grandes bancos do País cobram entre 1,69% e 2% mensalmente.

Atenção para a dica:

O recurso pode ser válido em alguns casos, porém não recorra à antecipação se sua pendência não for maior do que as taxas dos empréstimos ofertados. Além disso, se houver algum erro na declaração, você irá demorar mais tempo para receber a restituição, correndo o risco de fazer mais dívidas.

Quer quitar suas dívidas com a restituição do IRPF? A Boa Vista mostra o caminho

A quantia recebida da restituição do IR pode servir para você pagar dívidas, limpar seu nome na praça e ter mais tranquilidade.

A  Boa Vista utiliza a inteligência analítica e a tecnologia para oferecer soluções diferenciadas para o mercado de crédito, ajudando você a usar seu dinheiro de maneira mais econômica e negociar suas pendências da melhor forma possível.

Através do nosso marketplace, em parceria com a Acordo Certo, você fica em contato com mais de 30 empresas parceiras para ajustar as dívidas com até 99% de desconto.Tudo de forma mais rápida, prática e totalmente online. Basta fazer seu login gratuitamente.

Conosco, os valores em aberto podem ser renegociados em até 24 vezes no boleto ou cartão de crédito. E para deixar tudo mais prático, receba os documentos para quitação por SMS e e-mail, sem qualquer tarifa extra.

Não é à toa que mais de 500 mil acordos são fechados todos os meses conosco e mais de 8 bilhões de descontos são oferecidos aos nossos clientes.

_

Esse conteúdo sobre a restituição de Imposto de Renda 2022 fez sentido para você?

Compartilhe com mais pessoas essas informações. Para entender mais sobre esse assunto e muitos outros envolvendo educação financeira, quitação de dívidas e avaliação de score, acesse o nosso blog.

Que tal conhecer tudo o que nossos produtos e serviços podem fazer por você? Não deixe de entrar em contato com nossa equipe.

Consulte grátis seu CPF e SCORE
Comece agora uma nova vida financeira

Posts relacionados