Por que meu Score diminuiu mesmo com as contas em dia?

Seu Score vem caindo mesmo pagando tudo certinho e você não consegue entender por quê?

É importante, primeiramente, compreender como o cálculo dessa pontuação é feito. Assim, você pode reduzir (e até eliminar) aqueles hábitos que fazem com que seu Score caia.

Então, preparamos este conteúdo apontando os principais motivos que podem comprometer a sua nota Score. Sabendo o que diminui sua pontuação de crédito, é possível que você passe a adotar novas práticas que elevem seu Score.

Como é calculado o Score

Para entender melhor, você precisa saber que o Score é uma ferramenta que avalia o seu comportamento de pagamento. Assim, cada conta que você quita no vencimento vai interferir positivamente na sua nota. Se você atrasa ou deixar de pagar algum valor, isso vai rebaixar seu Score.

Além disso, para a formação do Score são também consideradas informações cadastrais e comportamentais. Sempre que você atualiza algum dado na Boa Vista, como de endereço ou número de telefone, mostra que você está preocupado em passar suas informações corretamente.

Quanto maior a sua nota, portanto, maior será a confiança do mercado de que você paga suas dívidas em dia, o que facilita a aprovação do crédito.

Mas por que a nota caiu?

Pode ter sido por várias razões. Veja abaixo se você está fazendo algumas delas. Todas aumentar a possiblidade da redução do seu Score.

Por exemplo:

•          Seu nome está negativado?

•          Deixou de pagar ou atrasou alguma conta?

•          Fez muitas compras a prazo?

•          Buscou financiamentos e linhas de créditos em vários lugares e em pouco tempo?

•          Deixou de atualizar ou omitiu informações cadastrais?

•          Reduziu o uso do seu cartão de crédito?

•          Não está comprando a prazo?

•          Não tem movimentação bancária?

Se marcou uma ou mais desses motivos, está na hora de rever seu comportamento financeiro. 

O que fazer para o Score não cair?

Primeiramente, analisar seu comportamento de compra e de pagamento. Do mesmo modo que alguns maus hábitos são responsáveis para a redução da sua pontuação, práticas positivas melhoram seu Score.

Assim, faça um planejamento financeiro cuidadoso. Procure não comprometer mais de 70% dos seus ganhos mensais com dívidas.

Crie o hábito de acompanhar sua nota Score na Boa Vista. Ao notar que ela abaixou, já tente identificar a razão e corrigir seu comportamento.

Se possível, tente pagar antecipadamente suas contas. Nada contra pagar no vencimento. Contudo, se você conseguir adiantar a quitação em um ou dois dias, você está mostrando ainda mais comprometimento com seus pagamentos.

Não deixe nenhuma pendência financeira que possa sujar seu nome. Apontamento negativo vai levar sua nota para baixo.

Tenha contas em seu nome. Pode ser do aluguel, do telefone, de conta de água, de energia elétrica. Isso fará com que seus pagamentos possam ser analisados e mostram que você tem capacidade econômica para pagar suas despesas.

Consequências de uma pontuação baixa

Ter score baixo não é legal pelo seguinte: se, por acaso, você precisar de linha de crédito, mesmo que seja para fazer prestações da compra de um eletrodoméstico, o seu histórico financeiro vai barrar sua pretensão. Ou, se conseguir, talvez pague juros mais altos do que aqueles que têm um bom Score. 

Quer conhecer seu Score?

Você pode consultar seu Score na Boa Vista na hora que quiser ou precisar.

Basta clicar aqui. 

É gratuito.

Consulte grátis seu CPF e SCORE
Comece agora uma nova vida financeira

Posts relacionados