Poupança: saiba tudo sobre esse investimento

Está pensando em abrir uma poupança e ainda tem algumas dúvidas? Então não se preocupe que a gente faz um resumo de tudo sobre esse investimento pra que você decida se vale a pena pra você!

Passo a passo para consultar suas informações no Cadastro Positivo

O que é e como funciona o Open Banking?

Por que jovens podem ter score baixo? Vamos explicar

Vamos entender como aplicar na poupança para que você possa decidir com tranquilidade onde deixar o seu dinheiro. 

Como curiosidade, o termo “caderneta de poupança” foi criado na época de Dom Pedro II, por volta de 1861, quando ele criou a Caixa Econômica Federal e a caderneta de poupança.

O poupador recebia um caderninho de anotações ao abrir a conta. Ali ele anotava os rendimentos. 

Como funciona a poupança

A poupança é, normalmente, a primeira opção para quem começa guardar dinheiro. As razões são simples: facilidade na aplicação, liquidez e proteção pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos) em casos de quebra do banco. Este fundo assegura o valor de até R$ 250 mil. Isso significa que quem tem até esse valor, se por acaso houver algum problema com o banco, não perderá nenhum centavo.

Para aplicar em poupança, basta escolher uma instituição financeira e abrir uma conta. Depois, é só ir depositando sempre que tiver disponibilidade de dinheiro. 

É bom saber que a rentabilidade da poupança é igual em todas as instituições. 

Até menor de idade pode ter uma conta poupança em seu nome. Apenas é exigido um representante legal.

Tenho de pagar taxas?

Não. A poupança é isenta de qualquer taxa. É proibida a cobrança de tarifa para a abertura da conta assim como taxas de manutenção da conta. 

Por fim, guardar dinheiro na poupança não tem incidência de Imposto de Renda e outros tributos. Embora se você tiver de fazer Declaração de Imposto de Renda terá de lançar o valor aplicado na caderneta.

Saque a qualquer momento

Poder sacar o dinheiro da caderneta de poupança quando houver necessidade é um dos atrativos deste investimento. Feito o saque, o dinheiro entra na conta corrente imediatamente. Desde que a conta poupança e a conta corrente sejam no mesmo banco. 

Para fazer o resgate não há nenhuma complicação ou burocracia. Diferentemente de outros tipos de aplicação, como fundos, que podem levar até uma semana para o dinheiro ser disponibilizado.

Recebendo os juros

Para fazer o saque, antes de tudo, é preciso cuidado com a data de aniversário da poupança. Se você fizer saques antes da data, irá perder todo o rendimento do mês.

Isso porque a remuneração da poupança é creditada na sua conta na data de “aniversário”. Ou seja, no dia em que você abriu a conta. A remuneração não é diária.

Por exemplo, se você abriu sua conta poupança no dia 5, a remuneração será feita no dia 5 dos meses seguintes. Se você retirar o dinheiro no dia 3, perderá os juros daquele mês.

Como são calculados os rendimentos

Se você decidir guardar dinheiro na poupança, conheça as regras dos rendimentos. Estas regras estão em vigor desde 2012. Portanto, tire da cabeça que a poupança tem juros de 0,5% ao mês mais a variação da TR (Taxa Referencial). 

A partir de 2012 foi determinado um gatilho, que mexe no rendimento conforme a taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia brasileira.

A remuneração funciona assim: se a Selic for acima de 8,5% ao ano, a poupança irá render 0,5% ao mês mais a variação da TR. 

Contudo, se a Selic for igual ou abaixo de 8,5% ao ano, a poupança irá render 70% da Selic mais a variação da TR.

Vale a pena guardar dinheiro na poupança

Especialistas em finanças recomendam que, antes de definir pela poupança, você deve ver o rendimento dos anos anteriores.

No ano passado, por exemplo, o rendimento da poupança foi de 2,11%. A inflação, no entanto, foi de 4,23%, conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Neste ano, até junho, a taxa Selic foi de 4,25%. Então, a poupança rendeu 2,98% no período, conforme dados da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade).

Resumindo: quem manteve o dinheiro na poupança neste ano teve menos rendimentos.

Empréstimo seguro

Gostou das informações do Consumidor Positivo sobre poupança? 

Agora, se você está precisando de dinheiro para equilibras suas finanças, faça uma simulação de empréstimo no aplicativo da Boa Vista. É fácil e rápido. Entre lá!

Consulte grátis seu CPF e SCORE
Comece agora uma nova vida financeira

Posts relacionados