Se você não está mais contente com o seu banco, fique sabendo que pode solicitar a portabilidade bancária, um serviço que permite a você escolher em qual banco quer ter uma conta corrente, inclusive para receber seu salário.
Isso é um direito garantido pela Resolução 3402, do Banco Central e está em vigor desde janeiro de 2007.
Recentemente, o Banco Central emitiu a Resolução 4639, com novas regras para a portabilidade de conta salário. A principal mudança é que os bancos não podem mais cobrar tarifas pela transferência do salário para outra conta corrente. Ou seja, você não precisa pagar nada ao seu banco atual para fazer a portabilidade.
Para que consiga fazer a portabilidade e encontrar o banco ideal, confira algumas Dicas da Boa sobre o assunto!
Podem fazer a portabilidade bancária consumidores que buscam melhores condições de relacionamento com o banco, incluindo serviços de menor custo.
Ela dá o direito de receber o salário na conta corrente do banco de sua escolha, sem precisar pagar nada por isso.
O primeiro passo é abrir a conta corrente no banco escolhido. Feito isso, é preciso transferir todo o dinheiro da conta atual para a nova.
Não se esqueça de cancelar as contas em débito automático que estão cadastradas na antiga conta. Isso evitará que você fique no vermelho.
Em seguida, faça a solicitação às empresas para que os débitos automáticos caiam na nova conta.
Depois de fazer tudo isso, peça o fechamento da sua conta antiga. O banco precisa entregar a você uma cópia do protocolo da solicitação. A partir desse momento, ele não vai poder mais cobrar tarifas de serviços e terá 30 dias para fechar a sua conta de maneira definitiva.
Se você recebe seu pagamento por conta salário pode solicitar a transferência automática dele para uma conta corrente de depósitos, mesmo que seja em outro banco, sem nenhum custo.
A transferência deve acontecer até as 12h do mesmo dia que o empregador fez o pagamento.
A conta salário é aberta pelo empregador para que o funcionário receba seu pagamento. Só o empregador pode depositar na conta salário, mas dá para realizar saques e consultas de saldos e extratos sem precisar pagar taxas.
É importante saber que as empresas não têm a obrigação de abrir uma conta salário para seu funcionário. O pagamento, a pedido do empregado, pode ser depositado diretamente na conta que você passar à empresa.
Para mais informações e dicas de Educação Financeira e Orçamento Doméstico siga a Boa Vista no Facebook!