Saiba o que é pagamento recorrente e suas vantagens

É bem provável que você já utilize o sistema de pagamento recorrente, mesmo que não saiba exatamente o que é isso. São aquelas cobranças que, mensalmente, são lançadas no seu cartão de crédito ou debitadas na sua conta corrente.

Exemplos: assinatura de streaming, de algum portal de notícias, jornal ou revista, da academia de ginástica e muitas outras.

Leia também:

Cuidado com anúncios que dizem que aumentam seu Score

Opções para guardar dinheiro

Empréstimo online é seguro?

O pagamento recorrente é uma boa opção para evitar pagar juros e multa por atraso na quitação de algum débito. Uma vez que a cobrança é automática.

Mas, se você se descuida, pode se tornar um perigo para o orçamento doméstico. Isso porque esses pagamentos podem ser esquecidos, ou seja, não computados na previsão de gastos mensais. Principalmente se você não tem o hábito de fazer um controle mais apurado do que entra e sai de dinheiro todo mês.

Vamos entender o que é pagamento recorrente

Primeiramente, é bom entender o que é pagamento recorrente. Como já dissemos acima, trata-se de um contrato com cobrança automática. Assim sendo, você fica livre de receber boleto a cada data de pagamento.

Os meios de pagamento mais utilizados são o cartão de crédito, bem como o débito em conta corrente.

Se você optou por débito automático, só precisa controlar se tem saldo na conta corrente para que o débito seja efetuado na data. Caso contrário, poderá ter de pagar juros do uso do seu limite de crédito, que são altíssimos.

No entanto, se a opção for pelo cartão de crédito, o valor é lançado na fatura e você faz o pagamento no vencimento do seu cartão.

A periodicidade da cobrança depende do contrato. Ela pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual.

Se você assina algum serviço de streaming, provavelmente já utiliza o sistema de pagamento recorrente.

Diferenças entre pagamento recorrente e parcelamento

Uma das diferenças entre pagamento recorrente e parcelamento é que, neste segundo, trata-se de um valor que é dividido. Ou seja, o valor do produto ou serviço será pago na quantidade de meses estabelecida entre consumidor e vendedor. E, provavelmente, você já recebeu o produto ou o serviço já foi concluído.

Já o pagamento recorrente, você usufrui do serviço durante o tempo de contrato. Sim, a maioria das empresas que utilizam o pagamento recorrente é de serviços.

Vantagens do pagamento recorrente

Redução de pagamentos de juros por atraso no pagamento e, até mesmo, de inadimplência. Isso pode ser um fator positivo para quem deseja aumentar a nota Score.

Sem contar que você tem a possibilidade de contar com um serviço de forma regular sem a necessidade de receber boletos.

Controle financeiro

Os especialistas em pagamento recorrente destacam que este modelo de cobrança permite planejar melhor as finanças.

Isso porque, aqueles que têm controle do seu orçamento doméstico já sabem por quanto tempo terão aquele valor comprometido.

O problema é para quem não tem controle financeiro. Estes podem “esquecer” que já tem aquele valor a ser pago todo mês (se o contrato for mensal) e continuam gastando além do que tem disponível. No fechamento do mês poderão estar com as finanças no vermelho.

Outra vantagem é pagar menos pelo serviço. Como há garantia de pagamento e contratos mais longos, é comum que as empresas ofereçam preços melhores para quem opta por contrato com pagamento recorrente.

Entenda seu Score

Aqui no site da Boa Vista você pode acompanhar seu Score e saber como é visto pelo mercado de crédito. Tem também informações de como melhorar sua nota de crédito. 

Então, não perca tempo! Entre no site periodicamente para saber a sua nota de crédito.

Consulte grátis seu CPF e SCORE
Comece agora uma nova vida financeira

Posts relacionados