Está programada para entre os dias 6 e 15 de setembro a “Semana do Brasil. Criada pelo Governo Federal com o apoio de mais de 40 entidades e a participação de mais de 300 empresas, a semana promete descontos em produtos e serviços.
A “Semana do Brasil” vai bater com o início do pagamento do FGTS (13/9), o que pode motivar muita gente a ir às compras. Aliás, esta é a intenção do governo com a ação: estimular o comércio, tanto que as lojas físicas e virtuais já estão se preparando para o aumento das vendas.
Mas antes de sair gastando, confira algumas Dicas da Boa para não comprometer seu orçamento!
Quem quiser aproveitar os descontos em produtos e serviços durante a “Semana do Brasil” precisa, antes de sacar a carteira, dar aquela revisada no orçamento doméstico para saber se vai ter dinheiro para as compras e de quanto é este valor.
Aqui você baixa a planilha da Boa Vista para ajudar você a controlar seu orçamento.
Conhecendo os limites de valores que poderão ser gastos, você evitará comprar por impulso para não ficar no vermelho.
Saiba bem o que deseja. Assim, não correrá o risco de comprar itens que não são tão importantes no momento.
Sabendo o que deseja comprar, estabeleça um limite de preço para o produto, evitando gastar mais do que pode pagar.
Antes da compra, faça uma pesquisa de preço. Pode ser nas lojas virtuais, mas, se for possível, não descarte uma visita a lojas físicas para olhar o produto e, assim, verificar se é mesmo o que deseja.
Se for fazer o pagamento da compra na “Semana do Brasil” com o cartão de crédito, tenha certeza de que terá dinheiro para pagar as faturas. Entrar no crédito rotativo – aquele no qual se paga só o valor mínimo da fatura e rola para frente o saldo devedor – poderá elevar o preço do produto nos juros cobrados.
Lembre-se: o rotativo e o cheque especial são os financiamentos mais caros que existem.
Se for utilizar as lojas virtuais para fazer a compra, visite os sites comparadores de preços para saber aonde o item está mais barato. Estas ferramentas virtuais contam com históricos de preços para que você possa verificar se o item desejado subiu ou baixou de preço.
Confira também o valor do frete para ver se vale a pena comprar na loja virtual ou ir para uma loja física.
Não deixe de pesquisar nos sites dos Procons as lojas onlines não recomendadas por aplicarem golpes contra o consumidor.
À vista ou parcelado, eis a questão. A decisão deve ser tomada com base no que você checou no seu orçamento doméstico. Parcelar a compra pode ser uma boa opção caso você tenha disponibilidade de dinheiro nos próximos meses!
Para mais informações e dicas de Educação Financeira e Orçamento Doméstico siga a Boa Vista no Facebook!