Cuidado com anúncios que dizem que aumentam seu Score

Para aumentar seu Score, não tem fórmula mágica. Muito menos pagar pra alguma empresa ou pessoa que promete melhorar a sua nota.

Se você fizer uma pesquisa na internet irá encontrar inúmeros anúncios dizendo que conseguem aumentar seu Score. Todos fake! É mentira! Não perca seu tempo e muito menos seu dinheiro com esses anúncios.

Leia também:

Você sabe quais as vantagens de consultar o Score?

Passo a passo para consultar suas informações no Cadastro Positivo

Orçamento apertado? Confira essas dicas para organizar as finanças

A única forma de ter um Score melhor é cumprindo com suas obrigações financeiras. E, de preferência, pagar suas dívidas e contas na data de pagamento.

Como é calculado o Score

O Score é uma pontuação baseada numa fórmula. Nela entram vários indicadores, incluindo seu comportamento de pagamentos. Assim como seus hábitos de compra, as restrições por inadimplência, sua busca de crédito no mercado, etc.

Cada birô de crédito tem sua própria fórmula. E isso pode fazer com que sua nota de crédito pode ser diferente nos vários bancos de dados. Sem contar que as empresas que fornecem crédito no mercado também desenvolvem seu próprio Score. E, claro, uma das informações é a nota da Boa Vista e de outros birôs.

Ou seja, nenhum terceiro consegue, mesmo se você pagar, mexer no seu Score.

Meu Score está baixo. O que faço?

Há várias razões para seu Score estar baixo. O principal é a inadimplência e atrasos no pagamento de uma conta. Especialmente de faturas de cartão de crédito ou parcelas de empréstimos. 

Ou seja, se você atrasar ou deixar de pagar alguma conta, isso vai impactar negativamente no seu Score.

Então, cuide do seu orçamento doméstico muito bem pra que, assim, você tenha menos chances de não cumprir com seus compromissos financeiros.

Se não há truque para aumentar o Score, qual o caminho?

Como já foi dito acima, para melhorar seu Score só mesmo cumprindo em dia com seus compromissos financeiros. Passe bem longe dos anúncios que prometem aumentá-lo.

Você pode também tomar algumas medidas. Essas dicas, entretanto, não vão fazer seu Score subir rapidamente, da noite pro dia. O processo é de médio a longo prazo. Mas os caminhos são eficazes.

•          Passe as contas para o seu nome. Se você tiver as faturas de água, energia elétrica, telefone móvel e fixo, TV por assinatura, internet em seu nome, com certeza isso vai pontuar seu Score positivamente. Você vai ser identificado como um consumidor ativo. Mas, claro, tem de se organizar para pagá-las em dia. 

•          Utilize seu cartão de crédito. Isso também o torna um consumidor ativo. Pagamentos no débito ou em dinheiro não são informados aos birôs de crédito, como a Boa Vista. Só que o uso do cartão de crédito deve ser acompanhado de um bom controle para não correr o risco de não ter dinheiro para pagar a fatura em seu vencimento, é claro.

•          Atualize seu cadastro. Sempre que houver alguma alteração em seu endereço, número de telefone, emprego e renda, faça a atualização nos órgãos de proteção ao crédito, como a Boa Vista. Isso pode ajudar a melhorar seu Score ao mostrar que é um consumidor ativo.

•          Pague suas dívidas em dia. Como já foi dito, o seu comportamento de pagamento é uma das variáveis do Score, assim como suas informações no Cadastro Positivo. E, neste cadastro entram todas as contas pagas no vencimento ou adiantadas. Pagar adiantado os compromissos financeiros pode influenciar na avaliação do seu perfil. Outra dica é cadastrar suas dívidas em débito automático.

Bons hábitos

Só com bons hábitos é possível melhorar seu Score. Não busque alternativas ou truques para fazer com que ele suba rapidamente. Por fim, é bom saber que seu Score pode sofrer alterações a qualquer momento, para cima ou para baixo.

Entenda seu Score

Aqui no site da Boa Vista você pode acompanhar seu Score e saber como é visto pelo mercado de crédito. Tem também informações de como melhorar sua nota de crédito. 

Então, não perca tempo! Entre no site periodicamente para saber a sua nota de crédito.

Consulte grátis seu CPF e SCORE
Comece agora uma nova vida financeira

Posts relacionados